Eu comprei “Caves of Qud” assim que ele ficou disponível no Steam Early Access, em 15 de julho de 2015. Agora, 9 anos depois de começar o seu Early Access e um total de 15 anos em desenvolvimento, a Freehold e a Kitfox Games confirmaram que a versão 1.0 do roguelike vai estar disponível em 5 de dezembro por US$29,99. Preço no Brasil ainda não foi divulgado, mas você pode comprá-lo por R$32,99 caso queira jogar agora.
Por que tanta demora no desenvolvimento? Além da Freehold Games ser uma empresa relativamente pequena, “Caves of Qud” é um roguelike bastante… singular. O jogo vai além de gerar dungeons e histórias, mas também diferentes relações entre facções e oferece um grau de personalização que eu ainda estou para ver em qualquer outro jogo do gênero.
Ambientado em um mundo que alterna entre realismo mágico e ficção científica, você pode criar os mais variados tipos de personagens. Quer ser uma gigantesca tartaruga com seis braços que utiliza seu casco como proteção? Ótimo. Quem sabe no meio da sua jornada você encontre um item especial que te dê asas ou te faça enxergar no escuro. Praticamente tudo é possível em “Caves of Qud”.
Uma das minhas anedotas favoritas foi ter encontrado uma poção que, supostamente ia me curar, mas abriu uma fenda no espaço-tempo e o meu personagem do futuro decidiu me perseguir pelo restante da minha campanha tentando me matar. O motivo? Eu não tenho a menor ideia, eu só corri.
O único ponto que pode afastar potenciais jogadores são os visuais, mas eles são o de menos com a riqueza em histórias e detalhes de “Caves of Qud”. Além do que, a Freehold Games melhorou consideravelmente a interface e, junto com a versão 1.0, vai lançar um novo tutorial – assim como a parte final da quest principal – para que os novatos aprendam como jogá-lo.
Independente de como for a versão 1.0, o roguelike já está entre os meus favoritos.