Devia gastar mais tempo vasculhando o ModDB e acompanhando o TWCenter (site da comunidade Total War). Por que? Bem, por pouco que não deixei passar batido que o beta do mod Ancient Empires para Total War: Attila – em desenvolvimento desde 2016 – teve sua versão beta publicada na metade de maio. Ele pode ser obtido do Steam Workshop.
Não sei se deveria trata-lo como um mod, ou quase como uma conversão completa, pois todos os principais elementos de Attila foram modificados. A campanha agora se passa durante a segunda guerra púnica (218-201 a.C.) e traz Roma, Macedônia, e outras nações importantes do período como os principais poderes jogáveis.
O numero no momento é menor do que a versão base de Attila, mas Ancient Empires compensa isso (muito) bem pela qualidade. Os aspectos econômicos de uma província, por exemplo, não são apenas governados unicamente pela presença de um tipo de construção, mas sim pela porcentagem de alimento (agora separados entre gado, grãos e o armazenamento dos mesmos) e até urbanização.
Urbanização e centros da cidade também causam um impacto na autonomia e interação com regiões conquistadas. Uma cidade em território estrangeiro, por exemplo, pode ser uma cidade Civitas Foederatae – que dá autonomia média e descontentamento médio – ou uma Civitas Tipendariae – que provê a maior receita, mas aumenta consideravelmente o descontentamento. Aspectos adicionais, como a própria presença de tropas na região, e não necessariamente na cidade, influenciam como a população vê a sua presença (hostil ou não).
As batalhas em si também sofreram grandes mudanças, com tropas que tem mais chances de fugirem do campo de batalha do que ficarem e lutarem até a morte. A expectativa da equipe por trás do mod é que as batalhas durem entre 10 a 18 minutos, mas que o oponente que for derrotado tenha perdido somente 30% da sua força total. Outro ponto importante é a fadiga, que agora tem um real impacto no combate. Um exemplo dado é o de uma unidade elite, que se estiver exausta, pode ser vencida por uma unidade mais fraca.
Tantas mudanças me lembram o saudoso Roma Surrectum II para Rome: Total War, provavelmente um dos que eu mais joguei em toda a franquia. Ainda não tive tempo de explorar o funcionamento de Ancient Empires em detalhes, além de ter DLC de Total War: Warhammer II vindo por aí.
Se você tem interesse no mod, recomendo dar uma olhada na página dele no TWCenter, e ler o manual sobre as principais mudanças que ele traz. Para instalá-lo, se inscreva nas duas partes (Parte 1) / (Parte 2) do mod e não esqueça de ativá-lo no launcher do Attila.
Caso jogue, me conte o que achou.