Dungeons & Dragons carrega um grande nome no mundo dos RPGs, seja você fã da versão de tabuleiros ou as conversões digitais dos anos 90/2000. Sword Coast Legends é mais um a ser incluso na grande biblioteca de games para PC, mas está longe de ser o Dungeons & Dragons que conhecemos. Ele está à venda no Steam a partir de R$ 79,00.
Apesar do nome, Sword Coast Legends carrega o selo D&D apenas na ambientação e classes. Quase nada das mecânicas do RPG de mesa foi usado. Se não fosse pela região de Sword Coast, teria dificuldades para acreditar que esse é realmente um jogo da franquia.
O game busca recriar a sensação de se jogar o RPG de mesa, com grande ênfase na criação de módulos. Módulos no linguajar de Sword Coast Legends são campanhas, longas ou curtas, para jogar com o personagem criado. Ele vem com uma campanha principal e você pode usar o mesmo personagem dela em outros módulos feitos pela comunidade.
A criação do personagem em si é o mais simples possível. Você pode distribuir pontos em força, destreza, constituição, inteligência, além de dois pontos em habilidades ativas ou passivas. As habilidades são interessantes, mas nunca conseguem atingir a variedade e eficiência tática que espero.
As batalhas são realizadas em tempo real, com uma opção de interrompe-las para delegar funções ou usar habilidades, um sistema bastante parecido com o de Pillars of Eternity ou Baldur’s Gate. Para as habilidades, o RPG usa um sistema de cooldown global, ou seja, quando ativar uma habilidade, o tempo até usar outra é o mesmo para todos os personagens. É um sistema funcional, porém que não cria um ambiente favorável para táticas mais complexas. Não há, por exemplo, momentos onde você tem de escolher entre uma habilidade mais fraca com um cooldown menor ou uma habilidade mais forte com um cooldown maior.
O combate se resume a um mero “clique, ataque, use habilidade, espere”. Una isso com arenas de combate que carecem de originalidade e há pouco que se salva. Normalmente não vejo isso como um problema, mas um game de uma série cujo patamar está muito mais alto do que isso, é decepcionante.
Na medida em que avançava na história os cenários ficavam mais e mais repetitivos. Entrava em uma caverna e já tinha uma sensação de que havia passado por ela horas atrás. Sensação que não me largou até o final da campanha. Existe muito combate e muito conteúdo descartável entre momentos realmente interessantes na campanha.
Quando decidi que era hora de testar o segundo aspecto importante de Sword Coast Legends – o Dungeon Master Mode – tive mais uma grande decepção. O conceito de passar a sensação do RPG de mesa vai por agua abaixo a partir do momento que ele se mostra mais limitado do que eu imaginava.
É difícil achar algum ponto favorável quando um criador de módulos do NeverWinter Nights, de 2001, consegue oferecer mais variedade, mais complexidade e uma curva de aprendizado não tão brutal quanto se imagina. As quests no modo DM devem ser o mais simples possível, sem a opção de se ramificar em duas ou mais quests. Cada cenário é basicamente voltado para o combate e pouca ênfase em exploração.
Um aspecto legal é a interação entre o Dungeon Master e os outros quatro jogadores. Ele pode colocar novos monstros em tempo real para aumentar a dificuldade, ou jogar itens para ajudar no combate. Por mais que seja legal, você se verá nos mesmos mapas da campanha, no mesmo layout repetitivo e realizará as mesmas coisas. Você quer importar um modelo que fez especificamente para a sua campanha? Infelizmente no momento não é possível. É um aspecto dependente da comunidade e que com a atual situação não consigo ver longevidade. Qual interesse há em criar várias campanhas se elas trazem a mesma sensação?
Tanto a campanha principal como os módulos criados pela comunidade podem ser jogados em modo cooperativo. Neste caso o combate se torna em tempo real e a opção de pausar dinamicamente é removida. Jogá-las se torna um pouco mais tolerável. Se bem que boa parte dos jogos conseguem ser mais divertidos com amigos.
Jogar online não apresentou problemas, nem mesmo de lag ou desconexão. Por outro lado, o desempenho de Sword Coast legends atinge níveis tão baixos que mesmo no meu PC, que está bem acima do recomendado, ainda pude ver a batalha se desenrolar como uma apresentação de Powerpoint de tão baixa que estava a taxa de quadros. Não é um problema constante, mas que te tira do sério quando acontece.
Sword Coast Legends é um apanhado de boas ideias e conceitos sendo executados de maneira terrível. A campanha não te prende, o combate é limitado e o modo Dungeon Master é simplificado demais. É um RPG que eu me interessaria mais se fosse lançado antes de outros grandes títulos nos últimos anos. Agora, não consigo achar motivos para recomendá-lo.
A análise foi feita com base em uma cópia enviada pela Digital Extremes