De tempo em tempo alguém me pede uma recomendação de um jogo, seja de um gênero que não conheço ou alguma franquia conhecida. Normalmente eu respondo a questões como essa de cara, sem pensar muito. Quando penso demais, é porque eu não sei se vale a pena. Com Soban Fleet Pack, o primeiro DLC para Homeworld: Deserts of Kharak, eu pensei demais. Ele está disponível no Steam por R$ 13,99.
Quando eu fiz a minha análise de Homeworld: Deserts of Kharak, eu deixei de fora o multiplayer. Em parte, por ser um jogo que unicamente se foca na história, por conta disso nunca o vi como um jogo que almeja ser competitivo e ao meu ver isso é algo bom. Já temos jogos competitivos demais ou que requerem um esforço redobrado para serem aprendidos. Após atualizações, novos mapas, finalmente sentei para testar essa nova facção da coalisão e quem sabe tirar um pouco de diversão disso tudo. Bem… eu não sei nem por onde começar, sinceramente.
As facções de Deserts of Kharak sempre pareceram extremamente simétricas. Ou seja, com unidades que tinham suas funções e fraquezas muito bem determinadas. Um veículo de assalto leve deveria ser usado para contra-atacar veículos com menores mobilidade, enquanto tanques com canhões laser são melhor utilizados à distância e para um dano massivo ao oponente. Ambas as facções tinham esse estranho equilíbrio, que só era alterado quando se usava o terreno contra ou ao seu favor.
Com o Soban Fleet Pack, imaginava que essa simetria seria alterada, sonho meu. As unidades dos Soban são praticamente idênticas às da coalisão. Claro que, para tentar justificar o preço do DLC, você tem algumas novas ferramentas. Uma delas é um emissor de micro-ondas, que pode causar dano as unidades em uma área específica, ou as Railguns de defesa do Soban Carrier que oferecem uma maior distância de combate.
Na teoria isso traria mais variedade as batalhas, o que nunca se materializa. Existem inúmeras maneiras de aplicar uma tática e ultrapassar qualquer uma dessas defesas. Veículos de ataque rápido causam danos em um ritmo muito maior do que os canhões de defesa da Railgun são capazes de disparar, por exemplo.
Botava a mão no queixo e pensava, “hmm… essa partida não me é estranha”. Voltava para ver os replays, fazia testes com unidades específicas e o resultado era quase sempre o mesmo. Olha, não sei quanto ao que você pensa, mas tem algo de muito errado quando habilidades novas sequer conseguem mudar o rumo de uma partida.
Chega a ser desrespeitoso cobrar por meia dúzia de habilidades a mais, um novo carrier e algumas mudanças nas texturas, nem mesmo os veículos são diferentes. Detesto usar o termo preguiçoso, mas é justamente o que esse pacote parece. Faltou ambição na hora de criar os Kiith Soban, eu não posso aproveitar melhor o terreno, eu não posso moldar uma nova estratégia com eles. Apenas tentar dar pequenas pinceladas no aspecto macro das batalhas. A sensação que eu tinha era de que eu jogava a mesma partida com uma ou outra variação tão situacional que mal consigo lembrar o momento que aconteceram.
Quando me oferecem uma nova facção para um game de estratégia, o mínimo que eu espero é que ela traga variedade e me mantenha de alguma maneira por mais tempo. Agora, o que eu faço quando eu vejo os mesmos cenários acontecerem de novo e de novo e de novo? Ora, se for para isso eu prefiro muito bem jogar com a facção base.
Mantenho a minha posição de que Homeworld: Deserts of Kharak ainda é um jogo excepcional quando o assunto é single-player, mas a adição do Soban Fleet Pack não torna o multiplayer nem um pouco mais atraente. Na realidade, apenas o mostra como algo decepcionante, repetitivo e chato.
Homeworld: Deserts of Kharak Soban Fleet Pack
Total - 5
5
Uma facção que não muda praticamente nada na jogabilidade de e serve apenas para mostrar o quão fraco é o aspecto multiplayer de Homeworld: Deserts of Kharak. A não ser que você esteja sedento por mais conteúdo, fique longe.