Quando joguei Magicka 2 no começo do ano, o considerei um jogo completíssimo e com um ótimo coop. Após não ser muito fã da maneira que a Arrowhead trabalhou com seus DLCs em Magicka 1, a Paradox North promete conteúdos mais interessantes para a sequência. No primeiro pacote, Ice, Death and Fury, ela até certo ponto atinge seu objetivo. Ele está disponível no Steam a partir de R$ 19,99.
O primeiro pacote de expansão é voltado para adicionar um pouco mais de variedade nos objetivos, além de itens para serem usados na campnaha e alguns desafios ou chefões. Ao invés de DLCs fracionados como tínhamos em Magicka 1, Ice, Death and Fury engloba tudo em um grande pacote, mas não necessariamente um pacote excepcional.
A variedade de objetivos, como proteger um rei de uma invasão inimiga, é muito bem-vinda. Porém, demasiadamente voltada para um elemento mais “endgame”, ou seja, se você está com o equipamento inicial você será trucidado a cada instante. Por outro lado, o equipamento que este DLC te dá é tão infinitamente superior que torna tudo fácil demais.
Um dos chefões de Ice, Death and Fury é Mr Carrot, um gigante de gelo capaz de criar bloqueios de gelo e invocar soldados em sua arena de combate. Durante os primeiros confrontos contra ele, ainda em modo de um jogador, apanhava para conseguir sequer dar um dano. Com dois ou mais jogadores as coisas ficavam um tanto quanto mais fáceis.
Aí então temos a Robe of Riviera, uma nova vestimenta que aumenta consideravelmente a defesa contra todo o tipo de dano elemental. Se isso soa um pouco absurdo, principalmente em um jogo onde para derrotar os inimigos você tem de usar os elementos da natureza, acredite pois é. Apenas com essa vestimenta Magicka 2 fica completamente desbalanceado.
As missões iniciais? Fáceis. As intermediárias? Moleza. As finais então nem se fala, era dar alguns tapas no teclado e você saia vitorioso. Isso é, a não ser que jogasse com uma quantidade gigante de modificadores de dificuldade e na dificuldade mais alta. Ainda assim uma simples vestimenta consegue desbalancear tudo.
Isso que ainda nem cheguei nos outros equipamentos, como um revolver que oferece um dano altíssimo a distância e uma staff cujo único propósito é aumentar consideravelmente o dano elétrico. Desbalanceados? Sim, mas situacionais. Nem todo mapa de desafio ou missão extra de Ice, Death and Fury se beneficia tanto deles quanto imaginava.
Quando eu finalmente optei por não usar os equipamentos que o DLC me deu, adicionar alguns modificadores de dificuldade e chamar uns amigos, os mapas extras se tornaram bem mais divertidos.
Claro que há sempre a opção de não usar totalmente ou ao menos parte do equipamento que o DLC oferece, mas isso já o torna menos atraente. Eu prezo por desafios nos meus jogos, sejam eles de longo prazo ou curto prazo e Ice, Death and Fury tira tudo isso de Magicka 2.
Ainda sim, eu consigo ver um pouco de valor nesses equipamentos, ao menos se você quer ser completamente idiota e jogar Magicka 2 da maneira mais preguiçosa possível. Naquele jeito de desligar o cérebro e simplesmente jogar bolas de fogo no primeiro inimigo que passar
Magicka 2: Ice, Death and Fury acerta com um conteúdo mais variado, mas extrapola em equipamentos desbalanceados que tiram o fator desafio. De certa forma é um bom começo para os DLCs de Magicka 2, mas que me deixa um pouco preocupado sobre seu futuro.
A análise foi feita com base em uma cópia enviada pela Paradox