Olha, honestamente caso perguntarem se colocar um foguete junto a uma Wingsuit é uma boa ideia, certamente diria que não. Mas, falo de Just Cause 3, onde o mais absurdo é plausível, portanto voar pelos céus de Medici com um trade de vôo movido a um foguete era o que esperava de Sky Fortress. Ele está disponível para PC, Xbox One e PlayStation 4 a partir de R$ 26,99 ou por parte do passe de temporada, vendido a R$ 54,99.
Antes de mais nada, vamos deixar bem clara a minha posição sobre Just Cause 3. Se não dá para explodir, eu não quero nem saber. Dito isso, Sky Fortress traz novas maneiras de explodir coisas e uma historinha boba, mas funcional. Uma fortaleza aérea chega à Medici e solta um exército de robôs. Rico tem de pará-los a todo custo. Viu como é simples? É só uma desculpa para explodir coisas.
Por mais besta que seja a história, as missões em si mostram o melhor que Just Cause 3 tem para oferecer até então. São variadas, divertidas e empolgantes. Parte dessa diversão acontece graças ao novo traje de vôo de Rico, que agora tem um foguete, lança-mísseis e metralhadoras. Você basicamente se torna um avião humano e uma máquina de destruição impossível de parar.
Demorei alguns minutos para me acostumar com os novos controles, que tornam o traje de vôo ainda mais responsivo aos comandos do jogador. A partir daí foi só diversão, milhares de corpos deixados para trás e alguns robôs destruídos.
Com ele você também ganha uma nova arma e um pequeno robô que te ajuda, mas não chega nem aos pés da diversão que esse novo traje proporciona. Simplesmente passei horas fazendo os desafios — um dos elementos mais divertidos em Just Cause 3 — e melhorando o traje com alguns mods.
É interessante a maneira com que ele te faz rever muitas das interações com o cenário, como se aproximar de certos objetivos ou destruir um inimigo. O traje de vôo éma nova ferramenta que abre todo um leque de variedade e, enquanto escrevo essa análise, já penso em outras maneiras de aproveitar o melhor de Medici.
Sky Fortress só desliza em dois aspectos, sendo o principal deles a duração das missões e a apresentação das mesmas. Ao invés de cinemáticas como o resto do jogo, a história é contada por meio de desenhos. Não são ruins, mas contrastantes em comparação com todo o empenho da Avalanche de tentar contar uma história mais interessante. Vai ver eles realmente perceberam que só queremos explodir coisas.
Quanto as missões, por mais que sejam divertidas, talvez as melhores da série, o conteúdo adicional é muito curto se você não gosta de fazer desafios adicionais. Foi só jogar duas ou três horas e já viu tudo que havia para ser visto em Sky Fortress. Eu esperava que os robôs fossem aparecer em outras áreas, mas nem isso aconteceu. A fortaleza aérea fica em um único ponto do mapa. Seria mais dinâmico se mudasse constantemente de posição e criasse eventos de tempo com algumas recompensas extras.
E o novo traje de vôo, bem, ele deixa quase todo o resto do arsenal de Rico antiquado meio sem graça de usar. Para que eu vou “perder meu tempo” com um avião se eu mesmo posso ser o avião? Muitas vezes eu voltava para os equipamentos antigos, mas para fazer testes bizarros como: “O que será que acontece se eu prender dois carros em uma ponte depois explodí-la ?” e outras coisas.
Acompanhado de Sky Fortress, a Avalanche lançou uma grande atualização que também resolve boa parte dos meus problemas com o jogo, os malditos tempos de loading. Tinham vezes que parecia mais fácil fazer um ritual pagão do que se conectar aos servidores da Square Enix para completar desafios. Agora ao menos no PC — plataforma usada para essa análise — os tempos de carregamento foram basicamente cortados pela metade. Uma pena que o desempenho ainda varia de ótimo a terrível quando há muita coisa na tela.
Para alguém que busca puramente diversão ou motivos para voltar ao Just Cause 3, Sky Fortress é uma maravilhosa pedida. Fica difícil de imaginar como a Avalanche irá se superar nos outros dois DLCs planejados para o passe de temporada. Ele entrega justamente o que eu quero, uma nova arma para causar caos e destruição em um belíssimo cenário, e uma história nova para acompanhar.
Vai converter alguém que não gostou de Just Cause 3 em um fã? Sem dúvida não. Quanto a mim, com licença que eu tenho que explodir mais coisas e torcer para que não acerte uma pedra com alguma tentativa de manobra radical desengonçada.
Just Cause 3: Sky Fortress
Total - 8
8
Com um novo traje de vôo e possivelmente as melhores missões da série, Sky Fortress é tudo o que eu esperava de um DLC para Just Cause 3. Diversão, mais explosões e variedade. Recomendado para todos os fãs do game.