De início, brincar de fazenda pode parecer engraçado, mas Farming Simulator 15 busca trazer o máximo de realismo na hora de gerenciar a sua fazenda e a nova versão mostra uma evolução considerável em relação ao seu antecessor.
Em comparação com os dois últimos títulos da franquia, Farming Simulator 15 foi o que mais recebeu melhorias na jogabilidade, a começar pela introdução de novas mecânicas como o corte de árvores.
São tão boas quanto o simples cuidar de uma fazenda? Não, mas quebram um pouco da monotonia de apenas fazer uma tarefa. O maior problema das ferramentas para corte de árvore estão nos controles.
No teclado eles não funcionam muito bem, enquanto no controle possuem uma configuração confusa. Além do que, o jogo em momento algum te dá uma boa explicação sobre como manusear o guindaste ou a garra para coletar os troncos cortados. Não se preocupe com isso no começo da sua fazenda. As máquinas para corte de árvore são caríssimas e você ainda vai ter de trabalhar muito na sua fazenda para sequer cogitar compra-las.
A interface também ganhou melhorias consideráveis, deixando de parecer um péssimo jogo dos anos 90 e ganhou uma estética similar ao que vemos em Train Simulator 2014. Em contrapartida ela ficou um pouco mais confusa de navegar e ainda demora um tempo para se acostumar.
Como era de se esperar, o núcleo do Farming Simulator 15 continua na produção de grãos e venda dos mesmos. Você tem de arar a terra, aplicar fertilizante, plantar os grãos, colhe-los vende-los nas distribuidoras da região.
Além da região norte-americana, já vista em Farming Simulator 15, temos uma nova área escandinava, principalmente focada em quem quer ganhar dinheiro com o corte de árvore.
Não há uma diferença grande entre as regiões a não ser o layout, o que é uma pena, pois era uma oportunidade de se criar belos locais.
Como experiência single-player, você terá de ter paciência antes de querer ganhar mundos e fundos de dinheiro. Farming Simulator 15 é um jogo lento, muito lento. Você pode aumentar a velocidade de crescimento das plantas, assim como a passagem do dia, mas ainda assim serão necessárias umas boas 10 ou 15 horas até começar a ter uma renda estável.
Meu único problema com a jogabilidade de Farming Simulator 15 continua sendo a física, que é simples demais. Claro, cada trator ou colheitadeira tem o seu peso, mas basta um pequeno erro para ele capotar ou fazer qualquer coisa bizarra. Traz a sensação de que não houve um dado cuidado nessa área.
O online de Farming Simulator 15 conquistou o meu coração em instantes. Todos os problemas de se demorar muito para fazer certas funções vão embora quando se pode jogar com até 16 pessoas online.
Assim como em Farming Simulator 14, os problemas de lag foram inexistentes. Engraçado como um título pequeno e que ainda assim tem bastante coisa para passar pela rede consegue gerar um online mais estável que os grandes títulos.
Você e mais 15 pessoas dividirão um mapa inteiro, apesar que trabalharão para gerar renda para a mesma fazenda, quase como um coop gigante.
Acho bizarro não oferecerem um modelo de venda no Steam com duas cópias, o jogo ficou muito melhor desde que decidi jogar com outras pessoas. Enquanto um colhe, outro ara a terra, transporta os grãos e outro fica encarregado do corte de árvores. Funciona e é divertido.
Meu único desejo é que o game receba uma opção de competir de maneira saudável com outros jogadores para ver quais das fazendas conseguem gerar uma maior renda no final de cada mês, assim como expandir a área jogável do mapa.
Enquanto o cenário deixa a desejar, é nas máquinas que Farming Simulator 15 mostra as melhorias gráficas. Enquanto em Farming Simulator 15 elas pareciam mais um “brinquedo”, agora os detalhes da textura, iluminação e como cada peça interagem com o ambiente impressiona.
Você consegue ver a suspensão do seu trator lutando contra o terreno, uma colheitadeira de milho a balançar a os pés para remover os grãos, cada detalhe da ferramenta de aragem parece ter recebido uma atenção especial.
Nas máquinas mais novas, feitas para corte de árvores fica ainda mais evidente. O destaque vai para a Scorpion King Woodcuter, uma máquina para corte de árvores que segura a árvore e corta do tamanho que você desejar, que vai de um a cinco metros.
De resto as texturas do cenário continuam fracas e o cenário sem vida. Você anda pelas ruas, mal vê pessoas, quando vê são péssimos modelos e carros com uma AI terrível.
Tantas melhorias em uma área, como os tratores enquanto deixam o cenário de lado não faz sentido. Se querem imersão em um “simulador de fazenda”, deveriam optar por melhorar ambos de maneira equivalente, mesmo que isso resultasse em tratores não tão detalhados assim.
Até agora não se tem um bom sistema de clima ou de temporadas na fazenda. Você pode jogar por horas a fio que nunca verá neve, terá alguns problemas de chuva mas nada que seja um verdadeiro desafio para o jogador. Um sistema de estações.
Farming Simulator 15 acerta ao melhorar os gráficos e continua a manter a sua coroa de melhor simulador de fazenda no mercado. Com a expansão da quantidade de jogadores online, uma nova área a ser explorada, ele se solidifica para um futuro promissor.
Ainda falta um tutorial digno e controles melhores, mas a Focus está no caminho certo para aprimorar a franquia. Recomendo e muito!
A análise foi feita com base em uma cópia enviada pela Focus Home Interactive