Hora após horas antes de dormir, passei o último mês pintando mapas, preparando uma equipe e morrendo. Morrendo muito em Etrian Mystery Dungeon, o mais novo RPG da Atlus. Desenvolvido em conjunto com a Spike Chunsoft, ele mistura os elementos de exploração e roguelike da série Mystery Dungeon com o desafio de Etrian Odyssey.
Quando anunciado, eu não conseguia imaginar esses dois conceitos misturados. As séries são relativamente similares em certas mecânicas, mas um é um RPG old-school em primeira pessoa que não mede esforços para irritar o jogador com a dificuldade, enquanto o outro é como um RPG para “iniciantes”. Acabou que em partes o resultado foi positivo.
Você é levado para a cidade de Aslarga, que fica aos pés da árvore Amber Yggdrasil em busca de aventuras. O primeiro passo é criar uma guilda e cada personagem de sua party. Com dez classes disponíveis, Etrian Mystery Dungeon oferece toda a variedade pelo o qual a série é conhecida.
Criei, portanto, um Landsketch, um Protector, um Medic e um Gunner. Você pode criar mais personagens, porém fica limitado a levar apenas quatro para a exploração. Com tudo isso feito, você pode explorar a sua primeira dungeon-tutorial.
A história é quase que inexistente. Existe uma trama geral, mas não passa de uma desculpa para explorar as dungeons. Não me impressiona tendo em vista que o foco nunca foi uma história interessante. Se você quer isso, eu recomendo dar uma olhada em Etrian Odyssey Untold.
Ele se divide em duas partes: a cidade de Aslarga, onde você pode comprar itens, salvar o jogo, conversar com NPCs, obter quests e a exploração de dungeons.
Em comparação com as mecânicas de Etrian Odyssey, Etrian Mystery Dungeon é relativamente simples, uma árvore de habilidades, mapas que são preenchidos automaticamente, no geral uma exploração simplificada. Isso, porém, não significa que ele não seja difícil.
O jogo não te prepara para o que está por vir, você caminha feliz na primeira dungeon do jogo, um monstro surge do nada, como se fosse qualquer outro. Um golpe e ele matou um dos personagens. Outro golpe e o segundo está no chão. Tentei fugir, mas já era tarde demais e a minha party inteira morreu em questão de segundos.
Foi um choque, eu não estava preparado, comecei a perceber que não seria tão fácil completar a história quanto imaginava.
O combate por turnos oferece diversidade tática, mas que não resulta em complexidade. Cada personagem tem um conjunto de habilidades que podem ser ativadas no turno. Já outros, os blasts só funcionam a partir do momento que a barra no canto superior direito da tela é preenchida.
Em comparação com Etrian Odyssey, o retorno visual das ações é muito maior graças a visibilidade dos modelos em 3D, mas por outro lado você acaba com menos área para visualizar e usar as habilidades. Parece que dessa vez elas tomam uma porção ainda maior da tela, você acaba por ficar mais tempo em menus do que vendo as animações de Etrian Mystery Dungeon.
Para tentar resolver isso, existe um menu onde você pode criar “atalhos” para as habilidades. Apertar L em conjunto com o botão Y irá usar uma magia específica, enquanto L+X usará outra. O problema é que você tem de controlar um grupo de quatro aventureiros, entre ficar decorando atalho a navegar em menus; fico com os menus.
Apesar de ter me divertido muito com Etrian Mystery Dungeon, eu sempre lutei constantemente com os menus, com o gerenciamento da sua party na dungeon e por aí vai. É uma sensação de que você tem muita coisa para mostrar ao jogador em um espaço muito pequeno que é a tela do Nintendo 3DS.
Na hora de gerenciar a equipe o problema era outro. Apesar de contar com quatro personagens você controla apenas um, considerado o líder, o resto é controlado pela IA. Esta, faz um trabalho competente, mas nem sempre se posiciona de uma maneira vantajosa no campo. Já peguei os personagens presos entre dois monstros apenas por decidir movimentar o líder um quadrado adiante.
Cada andar das dungeons é gerado aleatoriamente e a dificuldade começa a apertar muito rápido. Não demorou para que eu não conseguisse avançar mais sem ter que gastar umas horas no “grind”, matar monstros para melhorar de nível e poder superar o desafio imposto pelo mais recente andar.
Isso é remediado com as missões obtidas na cidade antes de se aventurar nas dungeons. Estas dão acesso a áreas adicionais, assim como vi alguns dos monstros mais poderosos, os D.O.E., nelas.
Os D.O.E. são a versão para Etrian Mystery Dungeon dos F.O.E. (Field-On Enemy), inimigos que são incrivelmente mais difíceis e ameaçadores do que até mesmos os chefões. Eles fazem parte do conteúdo opcional voltado para quem busca um desafio. Derrotei um total de três D.O.E.s e com certeza foram uma das partes mais intensas do jogo.
Não há margens para erros, ou você chega com uma equipe preparada e bem equipada ou a única coisa que o aguarda é a morte.
O que me agradou muito foi que Etrian Mystery Dungeon sabe respeitar o tempo do jogador. Quer fazer uma dungeon rápida e depois parar? Não tem problema. Está com bastante tempo livre? Que ótimo, pode jogar o quanto quiser. RPGs são um investimento que sempre consomem muito tempo, os andares das dungeons não deixam de ser difíceis mas são feitos de modo que nunca acabe frustrado por serem longos demais.
Etrian Mystery Dungeon não é um jogo que usa muito do poderio do 3DS, mas mesmo assim vi quedas na taxa de quadros em certas batalhas, principalmente com muitos inimigos da tela. Tendo em vista que é um jogo por turnos, não atrapalha. Queria apenas um pouco mais de detalhes nas dungeons, que começam a se tornar um pouco repetitivas demais próximo ao final.
Para os fãs da franquia Etrian Odyssey, o traços ficaram os mais fieis possíveis, da arte dos personagens aos NPCs que te vendem itens ou oferecem serviços na cidade. Ver modelos em 3D das classes foi um tanto quanto peculiar, ainda mais após cinco outros jogos apenas com a arte 2D.
Pode ter problemas técnicos, as dungeons terem uma estética repetitiva, assim como a interface carecer polimento. Eu me diverti bastante com Etrian Mystery Dungeon, não é um RPG essencial para os donos do portátil, mas soube que meu tempo é valioso, que grind “inútil” não tem espaço na minha vida. Ao mesmo tempo me ofereceu opções de lutar contra monstros poderosos se eu quisesse. Recomendado se você está em busca de novos RPGs para o 3DS.
A análise foi feita com base em uma cópia enviada pela Atlus