Aprender qualquer jogo de Rally é uma tarefa dificílima para quem é inexperiente no gênero. Um sistema de pontuação diferente dos jogos de corrida “tradicionais”, a ausência de mapas e um oceano de novos termos que eles precisam navegar para sequer pensar em cruzar a linha de chegada. “EA Sports WRC” da Codemasters foi um dos poucos que já no lançamento começou a quebrar essas barreiras com excelentes tutoriais. Mas é o seu pacote de expansão (Steam / PlayStation 5 / Xbox Series S/X) que dá um “empurrãozinho extra”.
Antes de mais nada, é bom salientar que o pacote de expansão é o que o nome diz, expansão. “WRC” é recheado de diferentes pistas e carros ao ponto de ser comparável a “DiRT Rally 2.0” no seu lançamento. A Codemasters fez um trabalho incrível em capturar todas as diferentes eras da ascensão do rally e trazer o sistema de regras atual da WRC para o modo carreira, e campeonatos.
O mesmo vale para as rotas do jogo. A desenvolvedora conseguiu encontrar um equilíbrio entre estágios mais técnicos com curvas mais acentuadas e mudanças bruscas de velocidade a estágios noturnos onde eu quase sentia que ia arrancar o meu volante do stand de tão tenso que estava.
Mesmo com tudo isso, havia uma lacuna entre as diferenças de dificuldade. Em um momento você estava em um rally “tranquilo” no Junior WRC e no outro lutando nos estágios apertadíssimos do Japão onde qualquer erro era fatal. É aí que entra o conteúdo do pacote de expansão, com a região da Polônia e Letônia.
As duas novas regiões, com um total de 12 estágios são igualmente interessantes para novatos e veteranos. O “Orlen 80th Rally Poland” é uma resposta quase que direta para os fãs que lamentaram a ausência da região no lançamento. A maioria das pistas são de altíssima velocidade com guinadas bruscas e possivelmente fatais.
Eu joguei os estágios com o meu fiel G29. Embora melhor que o meu finado G27, está longe de ser “top de linha”. Mesmo assim a Codemasters refinou bastante o force feedback desde que WRC saiu, e o rally da Polônia é um ótimo exemplo disso pela presença quase que constante de cascalhos nos estágios. Antes eu tinha dificuldade em compreender o motivo do meu carro perder tração, agora está bem mais fácil notar quando eu errei o ponto de frenagem, como a traseira do carro está puxando demais para um lado ou outro por conta da minha direção terrível.
A Polônia é intensa como deve ser. um misto de técnicas avançadas de frenagem para aqueles que já tem mais de 100h em “WRC” vão apreciar jogar com todas as assistências desligadas e sofrer para completar um estágio sem o seu carro acabar em pedaços. Afinal, sair de 150km/h para 60 ou 70km/h e fazer uma curva média que estreita e deságua em uma curva fechadíssima não é para todos.
Mas o que rouba a cena mesmo é o “Tet Rally Latvia”. Uma das minhas maiores críticas em relação ao “EA Sports WRC” era a falta de pistas mais amplas onde novatos tinham uma maior chance de corrigir possíveis erros na direção. Os estágios rápidos da Letônia são um ótimo ponto de partida para quem quer pular do Junior WRC para categorias mais altas e carros mais velozes.
A equipe da Codemasters conseguiu reter o senso de intensidade dos estágios da Letônia, mas garantir que há uma grande margem para erro. O que você vê na sua frente é o que você deve fazer, sem curvas “escondidas”, sem “pegadinhas”, e muito menos sem mudanças bruscas no terreno. Os estágios são formados por cascalho grosso ou fino do começo ao fim.
A Letônia é especialmente útil para quem joga no controle. E, antes que me venha com abobrinha, é possível jogar “EA Sports WRC” com controle sem muitos problemas. Em nenhum ponto – seja no modo carreira, seja no modo campeonato – ele te coloca em uma posição onde você tem que manter um carro em retas ou realizar curvas leves e te dá a margem para erro que a Letônia. Até eu, que não tenho a menor intimidade com o uso de controle no “EA SPORTS WRC” me senti a vontade de arriscar não soltar o pé do acelerador só para ganhar aqueles segundos extras de vantagem contra a IA.
Eu também creio que a Letônia é uma ótima região para quem quer fazer a transição de controle para volante. No meu caso os estágios serviram para me reabituar com a intensidade do jogo, e uma ótima desculpa para voltar a pilotar os veículos do “Group B” que praticamente “voam” pelas retas amplas do país. Isto é, até eu bater em uma árvore. Mais “Group B”, impossível.
Agora, se os estágios são o ponto forte do pacote de conteúdo para “EA SPORTS WRC”, espero que os próximos – que incluem uma expansão para Monte Carlo e Portugal, assim como a adição da Suécia e Grécia – resolvam os problemas restantes do game.
Por mais que eu tenha me divertido com os estágios, os tempos da IA ainda são risíveis em comparação com qualquer clube online que você pode participar. E, como não há muitos no Brasil, a nossa dependência de uma IA competente – mesmo que ela não esteja presente na corrida em si – é essencial. Não precisa de muito para garantir o pódio na Polônia e ou Letônia.
Outra falha crucial de “EA SPORTS WRC” é a ausência de um ajuste de câmera global para pessoas que jogam no volante. Eu entendo a ideia por trás de ajustar a câmera, como a altura e distância do assento, de cada veículo manualmente, mas isto deveria ser feito por meio de um menu e não cinco minutos antes da corrida.
E, ainda que eu adore o force feedback, o menu para ajustes ainda é doloroso de compreender. Se a Codemasters quer incluir estágios como a Letônia, eu espero de coração que ela repense o menu e coloque descrições ou mais granularidade para quem joga no volante ou vai decidir pegar um para jogar “EA SPORTS WRC”.
Eu não creio que isso necessariamente tire o brilho do pacote de expansão, mas também acho importante pontuar esses defeitos. O jogo já teve dias piores com problemas de compilação de shaders no PC e esses dias estão no passado. Quem sabe, com sorte, no ano que vem, a Codemasters também melhore estas áreas.
Agora, se você tem “EA SPORTS WRC” na sua rotina semanal ou mensal de jogos de corrida, você está esperando o que para pegar o DLC? Vai lá e nos vemos na tabela de liderança, ou em uma vala após detonarmos os nossos veículos.
EA SPORTS WRC: DLC Polônia e Letônia
Total - 9
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Polônia e Letônia são fantásticas adições para quem quer estágios com alta velocidade e algumas curvas mais técnicas. A Codemasters preenche a “lacuna” de dificuldade entre os modos mais “simples” e cria uma ponte para que novatos – seja no controle ou no volante – aprendam a pilotar melhor sem muitas frustrações. Torço para que as próximas regiões venham não só com estágios tão bons quanto, mas com melhorias na IA, câmera e ajuste de Force Feedback – as áreas mais carentes de “EA SPORTS WRC”. A desenvolvedora deu a volta por cima de um lançamento conturbado, mas pode fazer ainda mais em 2025.