ClusterTruck é a epítome do termo “O que diabos está acontecendo na tela?” , eu sinceramente não sei a resposta para esta pergunta, mas que é divertido, com certeza é. O game desenvolvido pela Landfall Games está disponível no Steam por R$27,99.
A premissa é simples, você, um ser sem rosto nem voz, nem nada (seria ele um gato? Espero que seja um gato), tem de pular de caminhão em caminhão até chegar a linha de chegada. Confesso que tinha um extremo pré-conceito de Clustertruck, de ser mais um daqueles joguinhos onde você só tem de pular de caminhão em caminhão e chegar na linha de chegada. Avancei algumas horas e quando menos percebi estava empacado durante três horas na mesma fase ao ponto de soltar um sonoro xingamento, alguém vir aqui no perguntar se havia acontecido algo e eu responder “Estes caminhõezinhos não colaboram!”, enquanto apontava indignado para a tela.
Tudo em torno de ClusterTruck é baseado em momentum. Aprenda a hora de pular, aprenda quando você deve ou não usar um poder especial e aos trancos e barrancos chegue a glória, a tão esperada a linha de chegada.
Mas nenhum poder especial vai te ajudar se não tiver a perspicácia de prever o caótico movimento dos caminhões na tela. Eu creio que existe algum tipo de “ritmo” a eles, mas cada partida parecia ser gerada aleatoriamente. Algumas vezes o caminhão que eu tinha certeza de estar lá não estava e o caminhão que eu jamais esperava estar, aparecia para me salvar.
Cada mundo é estabelecido com uma temática diferente. O primeiro tem como intuito dar a base das mecânicas principais e ao longo das fases expandi-las de uma forma inconsciente. Aquela dica que te deram na segunda fase? Com certeza será útil quando você tiver de desviar de lasers da morte ou fugir de catapultas ou de uma pedra gigante que rola em sua direção.
Sim, tudo isso soa ridículo e eu sei disso. ClusterTruck é desenvolvido com base no ridículo, no absurdo e não deve ser levado a sério de forma alguma. Para muitos a diversão pode parar a partir do momento que completar todas as fases. Para mim? Ela estava apenas começando.
Fora o jogo base, Clustertruck inclui um ótimo sistema de tabelas de lideranças, editor de mapas e replays. Por ser extremamente competitivo (mas incapaz de fazer partidas mano a mano sem ter uma crise de ansiedade), tabelas de liderança são como uma salvação. Gastei horas no meu próprio ritmo tentando encontrar o limiar entre a perfeição e cortar aqueles micro segundos que me distanciavam do décimo para nono lugar, do nono para o oitavo lugar e por aí vai.
Quando ficava satisfeito disso, ia tentar a minha sorte com o editor de mapas. Não sou uma pessoa criativa, portanto você raramente verá algum mapa que criei como “O castelo do Inferno” no Steam Workshop, mas ei, com certeza alguém definitivamente mais apto para isto irá fazer. Independentemente disto, é um dos editores de mapas mais fáceis de aprender que vi recentemente, sendo comparável ao sensacional editor de Trackmania, o qual perdi tantas horas. Provavelmente perderei mais algumas neste.
Existe um aspecto um pouco mais pessoal que me faz gostar tanto de Clustertruck, meus problemas de ansiedade e depressão. Muitos dias eu não tenho a menor paciência para jogar algo com “narrativa” ou um jogo de estratégia que vai tomar horas da minha vida. Me sinto mentalmente exausto e sinto que é uma perda de tempo (desculpe desenvolvedores, ainda amo o trabalho de vocês, o problema sou eu).
Clustertruck então cai como uma luva junto com Devil Daggers na categoria “jogue-o quando você quer uma boa dose de diversão sem preocupação”. O que, sinceramente, às vezes é tudo o que quero.
Tenho sim as minhas reclamações em relação aos controles, principalmente ao fato que as vezes eles parecem meio imprecisos durante os pulos, o que causou um pouco de frustração no começo. Esta, mitigada a partir do momento em que eu obtive a habilidade especial de desacelerar o tempo e ter melhor controle da situação.
Estou disposto, porém, a ignorá-las devido a quantidade de diversão e relaxamento que Clustertruck me trouxe. Pode parecer “pouco conteúdo” nos olhos daqueles que amam jogos imensos, longos, repleto de milhões de desafios. É um projeto que não fugiu de seu escopo, nem bate palma ou solta confete toda vez que eu passo de uma fase. É simples, direto e pode ser jogado na hora que bem entender.
Além do que, quem não precisa pular entre caminhões desgovernados de vez em quando?
Clustertuck
Total - 9
9
Fácil de aprender, mas com complexidade na medida certa para entreter por horas. Só tente não se irritar na hora que você falhar um pulo ou ver que o querido caminhão que estava surfando em cima se despedaçar em meio a lasers.