Humankind

Eu pondero muito, mas muito mesmo antes de falar “agora é uma boa hora para testar” um jogo. Eu esperei pacientemente para ver como Humankind evoluiria nos próximos meses. Agora, depois de duas grandes atualizações e o lançamento de uma versão demo no Steam e Epic Games Store, é de fato uma boa hora para testar o 4X.

Limitada a 100 turnos, mas com acesso a 14 culturas e criação de mapas, a demo dá uma ótima noção do atual estado do desenvolvimento de Humankind – que aliás está muito melhor do que no seu lançamento. O Early Game, que era um tanto confuso, agora é melhor explicado e mais variado. Os 100 turnos não vão fazer você chegar no end game, mas também são um ótimo indicador de como mais complexo e repleto de decisões está o mid game e todo o sistema de expansão.

Para quem já possui o jogo, a Amplitude disponibilizou nesta quinta a segunda parte da atualização de “Dia dos Mortos” que permite você definir as condições de vitória de uma partida. Ainda que eu ache que isto devia estar desde o começo no jogo, ao menos eu vou poder aproveitar muito mais do end game do jogo. Para vocês terem uma ideia, eu não sei se vi todas as tecnologias disponíveis até agora.

Olhando mais de perto, creio que Humankind tenha sido mais uma vítima da pandemia. Caso ele tivesse sido lançado no final de 2021 ou até mesmo em 2022, ele estaria muito mais recheado de conteúdo e com melhorias mais significativas na interface.

Isso não quer dizer que ele não tenha um futuro, tanto a SEGA quanto a Amplitude já sinalizaram que querem construir uma franquia. Agora que temos ferramentas para mods, é questão de tempo para ver o que a comunidade vai construir com base nos sistemas do game. Me mantenho esperançoso.

Amplitude Studios lança demo do 4X “Humankind”

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.