Age of Wonders III é um daqueles jogos que aparecem uma vez a cada década. É interessante, é vicicante, te prende e te empolga. Isso, apenas com alguns deslizes no meio do caminho.
Age of Wonders III mistura um pouco de cada gênero de estragégia por turnos. Com uma vistão top-down no estilo Civilization, você controla primeiramente um herói. Com esse herói, você deverá gerenciar exércitos, conquistar cidades, gerenciar essas cidades, defende-las de ameaças e destruir seus oponentes.
É algo como se o escopo de Heroes of Might & Magic fosse expandido e melhorado consideravelmente. De início aparenta ser algo complexo, mas ele lhe oferece um ótimo tutorial para te deixar mais despreocupado.
Campanhas confusas
Um dos principais modos de jogo em Age of Wonders III é a campanha. Apesar de muitíssimo bem feita, ela acaba caindo no mesmo esteriótipo de campanhas medievais, com os mesmos vilões e os mesmos objetivos.
Uma das coisas que me incomodou profundamente foram alguns objetivos que acabam com a diversão. Por exemplo, um personagem X não pode morrer em uma campanha senão você a falha automaticamente.
Ele oferece duas campanhas de perspectivas diferentes, os elfos e os Commonwealth. Cada um com suas unidades diferentes e objetivos.
Para quem está começando é uma boa apresentação ao jogo, mas não perderia mais de trinta minutos em cada uma delas, pois o ponto forte de Age of Wonders III está nos mapas aleatórios.
Variedade é o foco
Os mapas aleatórios de Age of Wonders III permitem que você personalize da maneira que você quiser, com quantos oponentes que você quiser e o terreno que você quiser.
Isso também se estende para seu herói, o que considero o ponto mais forte de Age of Wonders III. Ele te dá todas as ferramentas para que você crie ou jogue da maneira que quiser, o que estende as chances de voltar a jogar após um tempo parado.
Claro que, para aqueles que não tem paciência para esse tipo de coisa, o jogo oferece mais de 40 tipos de combinações de heróis. Com certeza encontrará algum que caia no seu gosto.
Apesar de toda essa variedade, você ainda não tem a mesma quantidade de classes de Age of Wonders: Shadow Magic, que continha não só mais classes comos mais raças e por aí vai.
Pode se dizer que é um pouco injusto compará-los, já que Age of Wonders Shadow Magic vinha de uma base muito mais sólida que Age of Wonders III. Quem sabe isso não se resolverá com expansões futuras?
Combate tático e dinâmico
Acredite, boa parte de seu tempo você ficará ou gerenciando as suas tropas ou em combates. Sejam eles invasões a cidades ou apenas embates em campo aberto.
O Posicionamento de unidades é a diferença entre a vitória e a derrota. Em certo combate, achei que meus arqueiros conseguiriam atingir um grupo de soldados, mas não era possível.
Mesmo assim, você não sente que os turnos passam de maneira lenta, é dinâmico, você sempre tem de estar a um passo a frente de seu oponente caso queira ganhar, mas para isso precisa de conhecimento.
Como então, decorar todas as unidades, o que elas fazem, etc? Não é preciso, para isso existe o Tome of Wonders.
O Tome of Wonders basicamente é uma enciclopédia de tudo que Age of Wonders III tem a oferecer, de unidades, magias, edificações e muito mais. Eu simplesmente fiquei impressionado com os detalhes, a estética de algo que poderia ter sido muito bem tratado como um manual. Caso tenha alguma dúvida durante a partida, ele estará lá para lhe ajudar.
Tecnicalidades e multiplayer
Na versão beta, que joguei anteriormente em meu preview, tive sérios problemas com a taxa de quadros em Age of Wonders III. Felizmente todos eles foram sanados na versão final.
A estética é o que me traz de volta para mais partidas, o estilo das unidades, sua animação e principalmente o seu cenário. Ainda há uma clara falta anti-aliasing devido a talvez possível incompatibilidades, assim como certas partes do cenário não oferecem tantos detalhes quanto outras, mas tudo é perdoado.
No multiplayer, turnos simultâneos são as melhores coisas que já aconteceram. Com suporte a até oito jogadores, Age of Wonders III permite que você jogue por LAN ou Online. Na última vez que verifiquei a comunidade parecia relativamente ativa. Nada que se você incomodar o suficiente um amigo você não consiga com que ele compre o jogo, não é mesmo?
Age of Wonders III não vai mudar a sua opinião sobre jogos de estratégia por turnos. Devo lhe garantir, porém, que se és um fã do gênero não pode deixar de tê-lo. É simplesmente divertido, com muita tática e motivos para jogar mais de uma vez. Só tente evitar a campanha, não é tão boa quanto parece.
A análise foi feita com base em uma cópia enviada pela Triumph Studios