Com pouco menos de um mês até o seu lançamento em 2 de maio no PC, PlayStation e Xbox, a Triumph Studios vem divulgando mais informações sobre os novos sistemas que estarão presentes em “Age of Wonders 4”, e, pelo visto ele está muito mais dinâmico do que achava até então.
Uma das mudanças mais drásticas da sequência está no seu sistema de heróis. Até “Planetfall” heróis serviam quase como “soldados de elite” e eram mais usados em batalha do que qualquer outra coisa. A partir de “Age of Wonders 4” eles vão ter especializações mais complexas do que diferentes classes.
O sistema de governadores – que não são nada mais do que heróis que tomam conta de uma cidade – foi refeito para que os bônus oferecidos pelos heróis sejam mais impactantes ao longo da partida. A Triumph almeja fazer com que o jogador equilibre o uso de heróis em batalhas ou busca de relíquias e também mantenha governadores sem acabar caindo no negativo – seja por falta de alimento ou dinheiro.
O método de recrutar heróis também sofreu uma ligeira alteração. Além deles aparecerem naturalmente a medida em que a partida avança, eles também poderão ser encontrados vagando o mapa, o que é particularmente interessante para partidas multiplayer e aqueles que visam uma expansão rápida. Pode ser que quem se arriscar abocanha um herói poderoso antes de todos os outros jogadores.
Essa decisão também vai ser deveras interessante no que tange o sistema de batalhas. Agora, o herói que for derrotado em batalha ou será levado para a cripta ou para a prisão do lado vencedor. Ou seja, ou você entra em um diálogo diplomático para libertar o seu herói ou o outro jogador pode ressuscitá-lo (caso seja um necromante) ou reeducá-lo para servir sob seu comando.
Outro sistema que recebeu uma grande repaginada é o de relíquias do mapa. Antes conhecidas como “Treasure Sites” em “Age of Wonders 3”, agora elas são apropriadamente chamadas de “Ancient Wonders” e trarão bônus ainda mais consideráveis para o distrito em que elas estiverem.
Além disso, elas poderão conter dungeons ou uma cadeia de eventos que expande a história de “Age of Wonders”. Até que enfim a Triumph Studios aprendendo algo com a Amplitude e “Endless Legend”! Dessa cadeia de eventos podem sair novas unidades únicas, bônus em recursos ou equipamentos raros. Entretanto, aquele que anexar uma Ancient Wonder terá mais chances de acabar entrando em guerra, já que elas são consideradas sagradas e algumas facções irão entender a ação como um ato de violência contra a natureza.
Ao que tudo indica, “Age of Wonders 4” tem tudo para ser um baita sucesso, ainda mais com o grau de personalização de heróis – mencionado no diário de desenvolvimento 5 que recomendo a leitura – e um baita salto comparado a “Planetfall”.
Se você está com tempo de sobra, eu recomendo assistir a criação de uma facção completa, publicado mês passado no canal do Youtube da Triumph Studios: