Eu sei que uma atualização vai dar uma sacudida em um jogo publicado pela Paradox quando a publisher decide, junto com a desenvolvedora, abrir um beta. Isto ocorreu com Stellaris em 2019 e se repete em “Age of Wonders 4”, quase uma semana antes do seu novo DLC “Ways of War”. O update “Tiger” está em beta aberto no Steam e adiciona um sistema de ambições para o 4X.
Até então, os heróis de “Age of Wonders 4” tinham apenas traços específicos e uma seleção de atributos e habilidades passivas que melhoravam a sua proficiência no combate ou para governar uma cidade. A partir da atualização, cada herói vai também ter uma ambição majoritária e várias ambições minoritárias.
De acordo com a Triumph, completar essas ambições vai gerar “Renown” – uma nova moeda que aumenta os bônus que um herói gera ao governar uma cidade ou liderar um exército. Um herói com alto “renown” em combate vai ter, por exemplo, menos chance de perder o controle de uma unidade do seu exército.
Já os heróis focados em governar tem maior foco em uma ou duas especialidades ao invés de apenas gerar bônus passivo de ouro ou alimentos. Certos heróis vão ter mais afinidade com produção industrial – reduzindo ainda mais o tempo de recrutamento de unidades ou construção de edificações – outros vão aumentar a geração de mana para a cidade.
A atualização vai adicionar um total de 20 novas ambições (majoritárias e minoritárias) para o jogo. Além disso, o jogo vai receber 11 novas quests que podem ocorrer aleatoriamente e vão de conquistas territoriais até a construção de uma estrutura específica.
Por fim, a Triumph almeja diferenciar ainda mais cada tipo de herói ou governante com uma reformulação nas suas habilidades. Campeões agora possuem uma árvore de habilidades exclusiva, Reis magos geram mais mana, e Dragões possuem novas habilidades e agora podem escolher uma classe específica já no início da partida.
Como disse, as mudanças estão sendo feitas principalmente para acomodar “Ways of War” que sai em 5 de novembro. Ela vai trazer uma nova cultura de guerreiros com “códigos de honra”, os “Oathsworn”. Com isso vai ser possível criar uma cultura voltada para aniquilar todo e qualquer tipo de mal, apenas batalhar contra os mais fortes ou evitar guerra a qualquer custo.
Essa vai ser uma das raras vezes, se não a única, que eu vejo a franquia “Age of Wonder” se voltar para um lado menos focado em guerra. E, ao que tudo indica, essa atualização vai ajudar um tanto para que “Ways of War” funcione. Todavia, um dos elementos que eu mais esperava mudanças – a diplomacia, não teve muitas alterações além do aumento de valores e uma nova interface.
Será que vai ser possível jogar “Age of Wonders 4”, mesmo com o novo sistema de ambições, apenas apostando em guerras ocasionais ou o jogo vai virar aquela bola de neve gigante no late game que todo fã de 4X conhece muito bem?
A resposta ainda está bem nebulosa, mas estou curioso para ver qual vai ser a resposta da Triumph”, ainda mais com outras duas expansões vindo pela frente.
Para quem estiver interessado em participar do beta, basta seguir as instruções no fórum do Steam. Alternativamente, basta clicar com o botão direito do mouse em cima de Age of Wonders 4, ir em propriedades -> betas e selecionar tiger_beta como mostra a imagem abaixo.
A lista completa de alterações está disponível no fórum do Steam