Para mim ainda é estranho pensar que Syberia, um dos adventures com o qual eu cresci junto, vai ter o que pode ser a sua “última” edição sem o incrível Benoît Sokal. Meu cérebro ainda não se ajustou com a ideia de que ele não está mais entre nós. Creio que isso só veio à minha mente quando Syberia: The World Before finalmente recebeu uma data de lançamento, 10 de dezembro no Steam e GOG.
The World Before se passa em dois períodos distintos: 1937 e 2004. A primeira parte conta a história de Dana Roze – moradora de Vaghen, uma das cidades com autômatos, marca registrada da série –, poucos antes da ascensão do fascismo na Europa pré Segunda guerra mundial.
O restante do jogo se passa em 2004 onde Kate Walker, até então a protagonista principal da franquia, está aprisionada em uma mina. O trailer não entra em detalhes sobre o motivo dela estar lá ou o que aconteceu. A jogabilidade fica mais próxima dos jogos clássicos do que a tentativa desastrosa de acompanhar as tendências do mercado como feito com Syberia 3.
Pelo o que eu joguei do prólogo, disponível também no Steam e GOG, Syberia: The World Before faz jus ao nome da franquia. É um adventure clássico com a estética igual àquela imaginada por Benoît Sokal. Mas, é triste saber que ele não verá sua última obra ser finalizada.
Recomendo, e muito, vocês jogarem o prólogo.