Cthulhu Tactics

Quem é da turma dos Boardgame provavelmente já ouviu falar da série “Achtung!” da Modiphius Entertainment. Nele os aliados tentam impedir um grupo nazista chamado “Cult of the Black Sun” de invocar ninguém mais, ninguém menos do que Cthulhu. Agora a Auroch Digital e a Ripstone planejam trazer o game para PC e consoles na forma de Achtung! Cthulhu Tactics.

Trazendo um estilo de movimentação e combate em turnos parecido com o do XCOM da Firaxis – algo que tem acontecido cada vez mais na área de jogos de estratégia em turnos – ele tenta se diferenciar por dois sistemas: Momentum Points e um “fog of war” mais denso do que se vê nos jogos de estratégia. Momentum Points são usados para definir quantas vezes você pode utilizar uma arma em combate ou ações especiais. O vídeo abaixo divulgado pela Ripstone mostra que um soldado com três Momentum Points pode disparar sua arma secundária três vezes. Fico curioso em saber quando e como esses Momentum Points devem ser usados e até onde serão necessários para enfrentar unidades mais poderosas do que meros soldados.

Outro ponto interessante que levanto, ao menos em relação ao que é apresentado no vídeo, é a assustadora densidade do Fog of War de Cthulhu Tactics. É possível que isso varie de mapa para mapa, mas por ser em uma floresta, as unidades inimigas podem se esconder com maior facilidade e entrarem em modo overwatch (que fazem com que elas automaticamente disparem contra você caso entre no cone de visão deles) com uma impressionante eficácia.

Vale lembrar, obviamente que o vídeo abaixo é uma versão em desenvolvimento e tudo pode mudar. Não joguei o boardgame o suficiente para traçar comparações, mas novos jogos em turno sempre são bem-vindos.

Achtung! Cthulhu Tactics une Segunda Guerra Mundial com Lovecraft

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.