Em nota, a tobspr Games anunciou nesta terça-feira (23) que “Shapez 2” – possivelmente o jogo de logística mais peculiar que eu já joguei – vai entrar em acesso antecipado a partir de 15 de agosto por US$24,99. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
O que faz “Shapez 2” se diferenciar de tantos outros jogos de logística por aí? Bem, primeiro que ele é basicamente “infinito” e ao invés de você construir bens, você corta formas. Sim, você não leu errado ou não está enlouquecendo. O jogo começa com um círculo que deve ser transformado em um quadrado, e depois um trinângulo, para depois ser combinado em outro quadrado. A complexidade vem de diferentes cores e demandas das máquinas.
A sequência traz como grande novidade a transição para 3D, que permite diferentes alturas para as suas correias e mais opções de configurações além de expandir infinitamente. É um tipo de jogo de logística que não se preocupa tanto em oferecer dificuldade, mas sim permitir que você possa construir da forma que bem entender. Isso não quer dizer, entretanto, que não vai haver diferentes dificuldades.
A versão de acesso antecipado virá com três modos iniciais de jogo: normal, difícil, insano e “hexagonal”. O último modo é outra novidade do jogo onde as formas iniciais são hexágonos e requerem mais máquinas para chegar ao formato desejado.
Do que eu joguei da demo e vi nos últimos diários de desenvolvimento, “Shapez 2” vai permitir criar umas fábricas insanas – o que me deixa bem esperançoso para o seu futuro. Eu gosto bastante do original, mas sempre o vi como algo “limitado” em escopo. Minha esperança é que ele se torne o meu “Opus Magnum” de logística – um jogo que eu volto sempre para encontrar outro tipo de solução para os seus quebra-cabeças, mesmo que não seja a solução mais otimizada.
Veja o trailer mais recente e mais imagens de “Shapez 2” abaixo: