Eu creio que jogos no estilo “RimWorld / Dwarf Frotress” é o que não faltam no mercado. Sacuda o Steam e pelo menos uns 50 irão cair. Ainda assim, “Norland” – que teve sua data de acesso antecipado via Steam confirmado para 16 de maio durante o evento Triple-I Initiative, merece a sua atenção.
O jogo da Long Jaunt vai além da maioria dos outros jogos do subgênero ao abraçar a geração procedural de histórias e te dá o controle primário sobre a família real ao invés de todos os vassalos e membros da sua cidade. Suas ações afetam diretamente a vida deles e eles vão reagir de acordo com as mesmas. Ou seja, você pode ter rebeliões, vassalos podem se separar e se unir com outro reino em um mapa e eventos aleatórios estão aos montes.
Todavia, o que mais me chamou a atenção nele foi o seu fantástico sistema de combate. “Norland”, na minha opinião, é um dos pouquíssimos jogos que não faz com que batalhas sejam um elemento “secundário”.
Eu joguei um pouco da demo que foi fornecida para nós pela Hooded Horse e fiquei impressionado com a complexidade do combate. Armaduras, posicionamento, habilidade dos seus soldados, tudo é levado em conta durante uma batalha. Claro que jogos como “Dwarf Fortress” trazem elementos similares, mas é a possibilidade de visualizar os danos e como as formações se movem na tela que faz “Norland” algo especial.
A desenvolvedora ainda não entrou em detalhes sobre quanto tempo o jogo ficará em acesso antecipado, mas conhecendo muito bem o estilo, vocês podem marcar uma data de, no mínimo, 2025 ou 2026. E olha que eu estou sendo bem conservador.
Veja o último trailer e mais imagens do game abaixo: