De tantas sequências que eu poderia imaginar serem anunciadas, “Reus 2” da Abbey Games não estava no meu bingo. Mas, aparentemente a desenvolvedora de Renowned Explorer e Godhood decidiu, após 10 anos, retornar para franquia e está trabalhando na sequência.
Para quem não conhece, “Reus” é um god game bem diferente do tradicional. Ao invés de um mapa tradicional de um jogo de estratégia, você controla um gigante em um plano “2D”. É por meio dele que você constrói montanhas, muda o clima do planeta ou até entra em conflito com outros gigantes.
O mais interessante do original é o fato que você tem pouca agência sobre o que a humanidade pensa sobre você. Já tive partidas onde eles me adoraram e até mesmo ergueram estátuas, outras em que fui odiado e apontado como um “Destruidor de planeta”.
A sequência expande esse sistema com a inclusão de novos tipos de planetas e mais variações para as civilizações. Será possível, por exemplo, criar um sistema solar e tomar “controle” do planeta que você ficar mais interessado.
O intuito dessa mudança, de acordo com a Abbey Games, é fazer com que “Reus 2” se adeque a vários tipos de jogadores. Caso prefira uma partida mais tranquila com poucos desafios, basta escolher um bioma ou uma civilização com traços mais “amigáveis”. Já aqueles que estão em busca de desafio vão poder começar em um planeta muito mais caótico e com diferentes biomas que não necessariamente irão se adequar as necessidades da população.
Como alguém que sente muita falta dos “God Games”, ainda mais por ter crescido com “Populous”, estou bem interessado na proposta da Abbey Games para “Reus 2”. Só torço para que ele não acabe sem sal como foi o caso de “Godhood”.
“Reus 2” ainda não tem data de lançamento, mas já está confirmado para PC via Steam
Veja o trailer de anúncio e mais imagens abaixo: