Disponibilizado nesta quarta-feira (21) via acesso antecipado do Steam por R$37,99, Abandon Ship é um caso curioso de pegar elementos de um game (FTL), coloca-los em uma ambientação diferente e fazê-los funcionar. Venho jogando-o na última semana e, enquanto não tenho como dar meu veredito final, já digo que há muito do que amar nele.
Em uma mistura de ocultismo e batalhas navais, o jogador assume o papel de um capitão que decide fugir após ver que o culto o qual fazia parte invoca uma criatura das profundezas dos mares. Atualmente o modo história, que usa permadeath, conta com cerca de sete a 10 horas de jogo e – assim como seu “trailer de lançamento” – demonstra as principais mecânicas do game em ação.
Estava relativamente receoso de se tornar mais um caso como o de Bomber Crew, onde o conceito me instigava, mas a execução era repetitiva demais para o meu agrado. Abandon Ship no momento impede isso de acontecer especialmente pela narrativa brilhante, que dão um toque de Sunless Sea ao game. A campanha é separada por “áreas” e uma delas traz até cinco eventos que vão de uma tripulação em apuros, encontros com seres bizarros ou a possível perda de mantimentos.
Tal como FTL, o combate — realizado em tempo real — faz com que o jogador tenha de ajustar constantemente as tarefas da tripulação, como remanejá-la para reparar partes da embarcação ou assumir comando dos canhões. Apesar de não ter a profundidade que eu quero no momento, períodos de tensão é o que não falta. O capitão do barco pode ser ferido, um soldado pode morrer em meio a batalha, o barco pode começar a pegar fogo. Tomar conta disso e ainda ter a certeza de afundar o inimigo não é fácil. Abandon Ship oferece um modo de “pausa tática” onde o combate é interrompido e é possível definir ações para a tripulação, entretanto isso não garante vitória alguma.
Pouco mais de 15 horas de jogo e sequer cheguei na metade do modo história. Ora sou atacado por barcos mais fortes, ora sou pego de surpresa por um Kraken ou não aloco os mantimentos de forma correta. Minha mais recente tentativa resultou em derrota por pura ganância de colocar mais canhões no meu navio do que um barco salva vidas, que garante uma “segunda chance” ao jogador. Fica a lição para quem planeja comprá-lo.
De acordo com a desenvolvedora, todos os aspectos que citei serão expandidos durante o período de acesso antecipado, que deve durar de 9 a 12 meses (roadmap disponível no site oficial) e incluir modificadores de combate. Outras novidades incluem maior variedade de barcos, novas armas, melhorias na inteligência artificial, eventos e opções para quem prefere jogar sem permadeath.
Abandon Ship certamente é um jogo com menos arestas no aspecto de combate do que Nantucket, que também escrevi sobre. Espero que, diferentemente da Picaresque, a Firebird produza um jogo que saiba balancear história e combate.