Dando o pontapé inicial para o “Warhammer Skulls”, evento anual da Games Workshop, a Slitherine e a Proxy Studios liberaram “Warhammer 40k: Gladius – Relics of War” de graça no Steam até 1º de junho, basta acessar a página do jogo no Steam, clicar em adicionar a conta e ele é seu para sempre.
Lançado em 2018, “Gladius” não é o seu “4X” tradicional como “Civilization” e afins. Os conceitos básicos como exploração e dominação estão lá, mas a Proxy Studios deu preferência a estabelecer um certo grau de narrativa. Ou seja, cada facção conta com uma história específica de como chegou no planeta e qual o seu objetivo nele.
Este objetivo pode, obviamente, ser moldado pelo jogador. Caso jogue com os Space Marines – uma das facções do jogo base – você vai poder escolher em como colonizar o planeta e que melhorias permanentes liberar. Estas ações irão ditar não só a sua relação com as outras facções como também o próprio “fim” da campanha.
Sendo assim, não espere aquele tipo de “4X” que você vai jogar por mais de 100h, apesar de que é bem possível passar disso caso decida pegar todos os DLCs. Pessoalmente eu recomendo os do Tau e dos Adeptus Mechanicus.
Ainda o recomendo para fãs de 4X, mas quem gostar muito de Warhammer 40K vai adorar jogar com a sua facção favorita. Isto é, se ela não for aquela facção obscura que a Games Workshop decidiu ignorar pelos últimos 10 anos.
Veja o trailer e mais imagens de “Warhammer 40K: Gladius” abaixo: