Não dá para parabenizar a Paradox nem que seja por um dia, não é? Nesta semana a desenvolvedora tomou a decisão de adiar “Prison Architect 2” para maio, mas anunciou que “Millennia”, o 4X em desenvolvimento pela C Prompt Studios sai em 26 de março. Se a demo do Steam Next Fest for algum indicador, o jogo não está nem um pouco pronto para o lançamento. Ele está em pré-venda por R$165,99
Para quem não viu o anúncio inicial em setembro do ano passado, “Millennia” segue muitas “regras” do “design” de 4X tradicionais. Você expande a suas cidades com colonizadores, pesquisa tecnologias e obviamente se prepara para a guerra.
A grande aposta da C Prompt é o seu sistema de períodos históricos alternativos. Ao final de cada era você pode escolher entre seguir para uma próxima era, ir para uma era alternativa ou tentar a sorte em uma “era de crise” com componentes mais desafiadores e objetivos mais complexos. Cada uma dessas eras – incluindo as alternativas – possui unidades e tecnologias especializadas.
Outro sistema que é promissor, mas que não me prendeu a atenção na demo é o de “National Spirits”. Você precisa definir pelo que a sua nação é famosa e isso vai nortear os seus objetivos e bônus para cada era. É possível, por exemplo, ser famoso por seu combate ao escolher Sparta como um National Spirit. Esses National Spirits também estão presentes na cultura, arte, exploração e governo.
A questão de eles não serem tão interessantes é que “Millennia” – ou ao menos a versão demo – comete o erro de dar muitíssima ênfase no combate. É muito mais fácil simplesmente atacar o inimigo e jogar todo o seu investimento em militarismo do que tentar conduzir a sua civilização por meios mais pacíficos. Sei que esse é um problema arcaico dos “4X” e até um dos meus favoritos, “Old World”, possui. Mas, com um jogo que tem eras alternativas, esperava ao menos que isso tivesse sido reduzido.
Pode ser que a demo seja de uma versão antiga e a C Prompt já corrigiu a maioria dos problemas, mas conhecendo o histórico da Paradox, creio que não.
Irei obviamente reservar as minhas considerações finais para o lançamento, e podem ter certeza de que as trarei assim que possível.
Veja o trailer e as imagens mais recentes abaixo: