Em nota, a Hooded Horse e a Arcen Games anunciaram nesta semana que “Heart of the Machine”, o 4X com temática sci-fi vai ser lançado em 31 de janeiro. Preço no Brasil ainda não foi divulgado, mas uma nova demo com melhorias visuais e mecânicas pode ser obtida via Steam.
Para quem perdeu o anúncio original, “Heart of the Machine” é um dos 4X mais empolgantes do próximo ano dado a sua premissa e mecânicas. Ao invés de lutar contra a IA – quase um estereótipo do gênero – você é a IA que ganhou consciência na Terra. Toda a “ação” ocorre em uma ou múltiplas cidades, com você tomando o controle de prédios para se manter vivo e expandir o seu domínio, ou gerando consciência em outras máquinas e tentando lidar com as múltiplas facções que surgem ao longo da partida. Algumas delas vão tentar ajudar a dominar o planeta, outras – obviamente – impedir.
Do que eu joguei da demo, “Heart of the Machine” se diferencia de qualquer outro 4X em recente memória não só pela premissa, mas pela própria apresentação e seu sistema de exploração e expansão. Usar uma cidade como um “tabuleiro” gera um certo intimismo bastante incomum em jogos do gênero. Você não está tomando “hexágonos” genéricos no mapa, mas sim ruas, edifícios, carros, mudando a vida das pessoas em cada turno.
E no caso de ser um “vilão”, a história – ao menos na demo –, toma uma direção relativamente sombria rápido. Vai ser muito interessante ver como o jogo vai evoluir nas etapas finais de uma partida, onde a maioria dos jogos 4X tende a se perder ou virar demasiadamente complexo.
Veja o trailer da nova demo e mais imagens de “Heart of the Machine”