Capa » Artigos » Análises » Review – Command Modern Air Naval Operations
Review – Command Modern Air Naval Operations

Review – Command Modern Air Naval Operations

Com um misto de estratégia e gerenciamento, esse game faz muitas coisas que nenhum outro faz, entenda quais são em nossa review!

Review Overview

Total - 9

9

Total

Summary : Apesar da complexidade, aqueles que se interessarem não podem deixar de conferir Command Modern Air Naval Operations, um dos melhores games de estratégia de 2013.

User Rating: 4.35 ( 2 votes)
9

Antes de começarem a ler essa review, se perguntem uma coisa. Até que ponto a complexidade de um jogo pode chegar? Em Command Modern Air Navel Operations, apontaria que infinito.

Desenvolvido pela Warfare Sims, criadores de Harpoon, você pode nunca ter ouvido falar deles, mas não se assuste. Eles criaram um título que assustaria até os mais experientes em títulos de estratégia.

Como o próprio nome já diz, Command Modern Air Naval Operations é um simulador de combate tático com foco na recriação de unidades navais e aéreas de diferentes períodos da história.

Com grande foco na guerra fria, o game traz mais de 20 cenários diferentes, que são constantemente atualizados com a ajuda da comunidade.

Alguns deles se focam em patrulhas de regiões, reconhecimento aéreo ou até mesmo suporte para operações terrestres.

Até aí, tudo bem, tecnicamente isso soa simples, não? Pois é, não é. O título é altamente personalizável, quando falo altamente personalizável, é que tudo pode ser ajustado a seu gosto, cada unidade.

Command Modern Air Naval Operations

Não é um jogo de estratégia onde você clica e a unidade se movimenta para o local designado do mapa, você precisa criar missões para isso.

Há toda uma interface para determinar quais unidades deverão patrulhar, que armamento utilizar em caso de ameaças, a qual velocidade devem se movimentar e quais sensores devem estar ligados para reconhecimento.

O nível de controle de suas unidades é possivelmente algo nunca antes visto em games de estratégia, seja de grande ou pequena escala.

Isso resulta em duas coisas:

  • Um controle total sobre cada aspecto do mapa, muitíssimo importante na hora da tomada de decisões cruciais.
  • Tanto conteúdo faz com que o jogador novato fique perdido dado a tantos comandos disponíveis.

Para se jogar Command Modern Air Naval Operations, você precisa ter uma mentalidade específica. Não espere um retorno instantâneo, nem espere que conseguirá terminar um cenário sem perder tropas.

É um pouco assustador, dado que ele não conta com nada apenas menus e indicadores em um globo. A interface em si ainda deixa a desejar dado a ser pouco intuitivo em relação a certos aspectos, como ajuste de missões, enquanto outros são extremamente polidos.

No geral é fácil movimentar as tropas, enquanto comandos mais complicados como patrulhas precisam de um vai e volta gigante para algo dar certo.

Quando tudo dá certo, ou pelo menos boa parte, é uma sensação de dever cumprido que são poucos títulos que lhe oferecem isso.

Command Modern Air Naval Operations

Você verá muito dessa tela enquanto jogas Command Modern Air Naval Operations

Um dos exemplos que posso citar foi um confronto entre a Venezuela e a Colombia, um dos cenários disponíveis. Minha tarefa era ajudar uma equipe em terra enquanto eles vasculhavam na selva colombiana em busca da base de operações das FARC.

Separei dois caças para realizar patrulha em território colombiano em busca de qualquer indicador em seus radares por contatos terrestres. Não demorou muito para que ambos encontrassem escondidos dentro da floresta uma bateria de SAMs (Surface-to-Air Missiles). Antes mesmo que entrassem em seu alcance.

Os retornei a base e abri o menu de armamentos. Reajustei seus equipamentos para combater ameaças terrestres também. Dado o fato que outros três caças também tiveram seus armamentos trocados, o tempo de espera seria de cinco a seis horas.

Isso faria com que nossa equipe em terra ficasse sem cobertura aérea pelo tempo. Por isso, decidi outra forma de ataque, barcos. Como a frota venezuelana estava estacionada em um local próximo, indiquei para que três barcos soltassem mísseis na região onde os SAMs haviam sido detectados.

Command Modern Air Naval Operations

Com a esperança que isso reduzisse o perigo na área e desse tempo para que a nossa equipe chegasse a base com suporte aéreo, nada do esperado aconteceu. Um dos misseis acertou um vilarejo na região, que não tinha nada a ver com o conflito.

Em questão de segundos um alerta em minha tela subiu, que apontava que o míssel número 3 havia destruído diversos edifícios civis na minha tentativa frustrada de proteção de minhas tropas.

No meio tempo, um submarino que não havia sido detectado pelos meus radares, já que os mantive desligados disparou um torpedo que atingiu o casco de meu encouraçado, que o afundou instantaneamente.

Começou então uma caçada interminável pelos mares. Três barcos armados com sonares vasculharam cada parte do setor delimitado por mim em busca de encontrar o maldito submarino que acabou com todo o meu suporte em terra, já que era o único barco que estava armado com mísseis de longo alcance.

Infelizmente isso foi em vão, nada do submarino aparecer.

Após quatro horas, meus aviões estavam preparados para outra patrulha. Agora com nossa equipe em terra cada vez mais próxima de seu objetivo, era hora de executar o plano.

Enviei todos o mais rápido possível, no que resultou no mais total sucesso da missão. Os nossos aviões neutralizaram outros três aviões Colombianos que possuíam bombas, assim como dois helicópteros que faziam o patrulhamento da região.

Command Modern Air Naval Operations

Saber gerenciar suas unidades é essencial

Após quinze horas (in game) de batalha, nossa equipe em terra conseguiu atingir seu objetivo e neutralizar o acampamento das FARC. Enviei um helicóptero para retorná-los a base e assim terminou o cenário.

Cenários como os descritos acima não são exceção, são a regra em Command Modern Air Naval Operations. Esse é tecnicamente o mais simples de todos que demonstrei. Outros mapas envolvem missões no mar da china, tensões entre países do leste europeu na época da guerra fria e por aí vai.

Quando se cansar disso ainda temos o robusto editor de missões, onde você pode criar seus próprios cenários, ou caso prefira, recriar batalhas famosas da história da maneira mais fiel possível.

Como havia apontado anteriormente, ele conta com muita ajuda da comunidade para se tornar melhor ainda.

Command Modern Air Naval Operations

Globo no estilo Google Earth é um dos destaques do game

Algumas pessoas desenvolveram mais cenários, que foram colocados junto com atualizações do título. Já outros colaboraram com a atualização de sua base de dados, com informações, fotos e mais aspectos técnicos de cada uma das unidades.

Vocês conseguem imaginar o que é ter mais de 600 unidades profundamente detalhadas em relação a velocidade, armamento, defesas em um único jogo? São anos de trabalho árduo.

Eu concordo, Command Modern Air Naval Operations não irá agradar a não ser aqueles que buscam uma experiência inovadora no âmbito dos títulos de estratégia. Seu preço pode ser relativamente alto comparado com o mercado no geral. Acredite, porém, vale cada centavo investido.

Possivelmente foi um dos melhores jogos desse gênero lançados em 2013 e deve continuar assim por muitos anos.