Em um gênero que tem passado por uma renascença com jogos como Dropsy e The Last Door, Stories Untold mostra que com alguns toques especiais, os adventures ainda têm bastante folego. Ele está disponível para PC por R$19,99.
A história do jogo é bem vaga até sua reta final, e é recomendado começar sem nenhuma informação previa. “Coincidentemente”, este é de longe o seu melhor aspecto. Da maneira geral, a jogabilidade é baseada em texto. Entretanto, após o primeiro capitulo, esse leque se abre, e lhe são dadas outras ferramentas para interagir e resolver os quebra cabeças, e elas são, de certa forma, o esqueleto do jogo.
Inicialmente, começamos em frente de um computador antigo, como um Commodore, e conforme o jogo progride, são apresentadas elementos como uma máquina de raio-x, que pode parecer mundana, e, portanto, chata, mas oferece exatamente o contrário disso. Pelo fato de termos de opera-las de forma mais “realista”, sou forçado a interagir de forma muito mais direta com aquele universo e me sinto muito mais na pele do personagem.
Dessa forma, o jogador, mesmo que não tivesse nascido na época destes aparelhos, sabe da importância destes, e acaba por gerar uma certa reverencia por eles. Por isso, uma máquina de raio-x não é simplesmente uma ferramenta para uso especifico, mas sim parte integral do mundo de Stories Untold.
Stories Untold, antes de mais nada, é sobre agência e escolhas. Ao mesmo tempo em que eu me via preso em um caminho, assim estava meu personagem. O seguia cegamente para o desconhecido na expectativa de respostas. Mesmo com todas as respostas ao meu alcance, continuava inquieto, devido a suposta falta de objetivo e contexto. Porque esses capítulos estão conectados? Quem exatamente são esses personagens?
O jogo te dá instruções para realizar os quebra cabeças, mas de forma fragmentada. Não há inicialmente um objetivo senão a execução daquelas tarefas. E é exatamente esse mistério e falta de contexto que me fez ir em frente em Stories Untold.
A representação mais realista, por assim dizer, do mundano também traz consigo alguns problemas. Ele não chega a ser um jogo difícil, mas apresentou quatro desafios que me causaram bastante estresse. Em certos momentos, ele te pede para ler textos que devido a forma que são exibidos na tela, são quase ilegíveis.
Um dos melhores aspectos do jogo é a sua direção de áudio e trilha sonora. Nunca pensei que me apaixonaria tanto pelo som de um teclado mecânico, usado em diversos momentos durante o jogo, e atenção igual é dada ao resto dos aparelhos apresentados no jogo. Da mesma forma que o uso dos aparelhos ajudaram, as fidelidades dos seus sons tornam a experiência ainda mais real.
Mesmo com problemas na resolução de alguns dos seus quebra cabeças, atividades mundanas e a falta de informações são as maiores forças de Stories Untold, que conforme a história progride, fazem descobrir o mistério algo cada vez mais desejado pelo jogador. Uma excelente surpresa em 2017.
Stories Untold
Total - 9
9
Stories Untold mostra que o gênero ainda tem muito o que oferecer, e redefine o que realmente é um jogo Adventure com a sua relação entre o jogador e ferramentas oferecidas a ele.