É de uma tristeza imensurável não termos a mesma popularidade de Puyo Puyo como temos de Tetris no ocidente. A franquia que teve inúmeras versões lançadas no Japão, ainda é por muitos lembrada por Dr Robotinik’s Mean Bean Machine. Depois de três longos anos de espera, Puyo Puyo Tetris é lançado para o PlayStation 4 e Nintendo Switch, e como valeu a pena.
Assumo que, por muitos anos o meu ponto de referência para Puyo Puyo também foi o game para Mega Drive / Master System, portanto ver os personagens da série no modo aventura era o mesmo que ver aliens. Sim, Puyo Puyo Tetris tem um modo de aventura e a história é absolutamente sem pé nem cabeça. “Pera, quem é esse personagem? Não, calma, o que está acontecendo? Quem inventou essa história? ”, não acreditava no que meus olhos viam. Dá para dar umas risadas pela insanidade e tem um propósito secundário importante.
Por mais rasa e ridícula que seja a história, é um bom ponto de partida para quem quer aprender a mecânica tanto de Tetris como de Puyo Puyo, o último, o qual eu ainda sou um desastre. O problema de estabelecer um competente sistema de aprendizado é inerente de boa parte dos Puzzle Games e jogos de luta. A terrível decisão de usar tutoriais para demonstrar exemplos e não ensinar como aplica-los.
A aba de tutoriais do game é separada em “básicos”, “avançados” e expert. Todos demonstram o movimento que deve ser feito para uma mecânica, como um T-Spin, e possíveis cenários. A aplicação desses cenários, porém, tem de ser feita na marra e não em um modo de “treinamento”. Alguém novato com Puyo Puyo ou Tetris não consegue enxergar tais oportunidades e tende a criar péssimos hábitos para partidas competitivas.
Cria-se uma perpetuação de que certas técnicas são viáveis em todos os cenários, como realizar um Tetris (limpar cinco linhas) ao invés de um combo. Se não fosse pelas ótimas referências da Tetris Wikia, Puyo Puyo Wikia e o simulador de “chains” de Puyos, eu estaria perdido. Puyo Puyo Tetris pode ter sido lançado oficialmente três anos atrás, mas a SEGA precisa melhorar as ferramentas de aprendizado para sequências. O pior é ver que isto é absolutamente o pior ponto do jogo, pois o resto é excelente.
Desde Tetris DS — que vejo como referência no ocidente —não temos um jogo competente da franquia para consoles ou portáteis. A versão de 3DS falha ao ser comparada com o clássico produzido pela Nintendo e as versões da Ubisoft, bem, melhor nem falar né? Problemas de loading, bugs e uma IA no mínimo duvidosa.
Havia, entretanto, uma grande falha na versão para o DS, era fácil de “quebrar” a pontuação e os algoritmos para o modo de um jogador e multiplayer. O jogo era demasiadamente generoso com Tetriminos L e T, e permitia rotações infinitas das peças. O resultado era Tetris e Back-to-Back Tetris constantes e a não ser que rolasse um erro grotesco que não fosse reparável com T-Spins. Puyo Puyo Tetris remove essa “facilidade” com o limite de cinco rotações e melhor distribuição de peças.
Dos modos Endless, Endurance, ou Versus, o jogo está mais equilibrado para os fãs de Tetris, que sempre sofrem com a discrepância de regras entre versões. Puyo Puyo sempre teve sua base bem definida, onde a variação se dá pelos modos de jogo, como o Transformation de Puyo Puyo 7. Puyo Puyo Tetris não foge à regra.
Eu até entendo o apelo da versão básica de Puyo Puyo, onde o jogador deve fazer cadeias de Puyos, mas ele jamais trouxe a mesma sensação de interatividade, tensão e pensamento rápido de uma partida de Tetris. Eu sei, fãs de Puyo Puyo, as velocidades mais rápidas podem chegar a este ponto, mas ainda não estou preparado para elas, não fiquem irritados. Meu prazer se encontra nos modos de jogo ofertados por Puyo Puyo Tetris, que declararam que minhas noites de sono não seriam mais as mesmas.
A primeira vez que eu sentei para jogar o Fusion Mode — onde tanto Puyos como Tetriminos são usados em conjunto—, gastei duas horas sem nem perceber. O dia seguinte foi então alternado entre o trabalho e partidas de Endless Puyo, Endless Fever e ser massacrado por outros jogadores no Versus Online — que por um acaso funciona muito melhor do que eu esperava. Tetris ou Puyo Puyo é isso, quando você senta para jogar, torce para não ter afazeres senão vai se atrasar.
Party Mode é onde criaram-se laços de amizade e ódio com outros jogadores online. Nele cada jogador pode receber um modificador que pode “prejudicar” a partida do oponente, como impedir que peças sejam rotacionadas ou acelerar a velocidade de queda delas. Notei que gastei horas demais nele quando soltei um audível xingamento ao ponto de verem o que havia acontecido. Estavam incrédulos quando perceberam que eu estava irritado com Tetris, mas ei, Tetris competitivo é coisa séria.
Meus momentos com Puyo Puyo Tetris foram tantos que dá para escrever um pequeno conto cheio de “plot twists”, como a vez que quase perdi por milésimos de segundo no Big Bang — onde cada jogador recebe um tabuleiro com peças predeterminadas e deve limpá-lo o quanto antes — a partidas ranqueadas no versus Clássico. As vezes a intensidade é tanta que senti minhas mãos tremerem por até dois minutos depois de desligar o PlayStation 4.
Aliado a variedade de modos, Puyo Puyo Tetris traz até alguns colecionáveis como opção de alterar a cor dos tetriminos, puyos, trilha sonora ou cenário de fundo. Isto é, se você precisa de mais motivos para deixar uma parte da sua vida em um dos modos de jogo.
Fico aliviado de ver que Puyo Puyo Tetris não se limita a ser apenas um jogo “party”, onde se torna quase essencial mais de um jogador para aproveitar. Também perfeito para os isolados e antissociais, que nem eu, que muitas vezes preferem ver as peças caírem sem ninguém para atrapalhar. Desafios de um jogador — tanto para o modo história quanto na seção de Challenges — são inúmeros e interessantes e a inteligência artificial se demonstra mais esperta do que à primeira vista.
Torço para que Puyo Puyo Tetris seja uma “ressurreição” da franquia no ocidente e que a SEGA não teime em demorar três anos para lançar uma sequência por aqui. Após tantos anos tendo apenas Dr Robotinik’s Mean Bean Machine, é hora de mais gente conhecer Puyo Puyo e também se deliciar com um pouco — ou um tanto — de Tetris.
Puyo Puyo Tetris
Total - 9
9
Puyo Puyo Tetris junta duas ótimas franquias, sublimes modos de jogo e corrige alguns erros dos jogos de Tetris para os entusiastas. Seja sozinho, acompanhado, online, dê uma chance ao puzzle game, pois ele merece. Só esteja preparado para aprender na marra.